Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Formatação de livros

Como deixar seu livro mais agradável de ler

por Leandro de Oliveira Silva - leo_silva180@hotmail.com

Seu livro pronto em 10 passos

1) Elimine o excesso de espaços do seu texto clicando CTRL + U. Na janela que abrir haverá dois campos “substituir”: no primeiro clique duas vezes a barra de espaço e no segundo apenas uma vez na barra de espaço. Clique em substituir tudo.

2) A primeira página após a capa deve conter apenas o título do livro (chamada de falso espelho). Após escrevê-lo clique em “inserir quebra de página”.

3) A próxima página (que será o verso do falso espelho) deve ficar em branco. A página seguinte deve conter o nome do autor, o título da obra, edição e ano (chamada espelho). Insira mais uma quebra de página.

4) A próxima página (página 4) é o verso do espelho. Deve conter os dados do livro.

5) É considerado elegante começar o texto do livro por uma página de número ímpar.

6) Aperte CTRL + T para selecionar todo o texto. Escolha “formatar parágrafo”: entre linhas = simples; espaçamento = zero pontos antes e depois; especial = clique em primeira linha e escolha 0,7 cm; justifique seu texto; salve tudo.

7) Entre em “ferramentas – idiomas – hifenização” e escolha hifenizar o documento automaticamente.

8) Escolha “formatar página”: margens 2 cm. Escolha normal ou margem espelho.

9) Escolha fontes mais simples, como a Book Antiqua 11 ou Garamond 11.


10) Converta seu livro em PDF no site ( http://www.freepdfconvert.com/ )e está pronto para comercializá-lo no Clube de Autores ou outros sites de autopublicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O Blog Observatorio Clube de Autores presta o serviço de dar visibilidade aos autores do Clube de Autores e suas obras. Este blog não é endossado nem recebe qualquer apoio do "Clube de Autores".