Powered By Blogger

terça-feira, 19 de maio de 2015

Escola de escritores - aprendendo a escrever parte I

Desvendando a caixa de ferramentas do escritor


por Léo Silva

É possível aprender a escrever ou melhorar a própria escrita, mas, para isso, às vezes precisamos de uma “forcinha”.



A dica de leitura para quem quer aprender a escrever é “Sobre a escrita”, de Stephen King. No livro o autor best-seller ensina aqueles que anseiam se tornar escritores preciosas dicas – desde a escrita do livro em si até na hora de tentar publicar. King começa narrando suas memórias e termina o livro com sua lista de leituras – que inclui os três primeiros livros da série Harry Potter, por exemplo.

O que mais gostei neste livro é a forma descontraída com a qual ele foi escrito, sem se tornar maçante como muitos manuais de escrita que encontramos por aí. Apesar de não concordar com tudo o que o autor colocou no livro, tenho de reconhecer que a fórmula (se é que existe uma) tem elementos universais que servem a todos: melhore a gramática (em outras palavras, conheça sua língua materna), evite advérbios e edite cortando 10% do texto seis semanas após terminar o livro, pois se fizermos a edição antes disso corremos o risco de nos pouparmos dos cortes mais severos.

Uma verdadeira aula de escrita.

Sempre à disposição,


Observatório Clube de Autores

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O Blog Observatorio Clube de Autores presta o serviço de dar visibilidade aos autores do Clube de Autores e suas obras. Este blog não é endossado nem recebe qualquer apoio do "Clube de Autores".